Livro: Roube como um artista

Atualizado: Jun 8

O livro de Austin Kleon reúne 10 dicas sobre criatividade baseado em uma teoria: Roube, mas faça como um artista

Esse é o tipo de livro que eu mais gosto de ler. Pequeno, bem ilustrado, exemplificado e útil.

Austin Kleon lançou o livro em 2012 e começa já com uma bela mensagem: 'Todo conselho é autobiográfico.'


O autor reuniu 10 dicas de criatividade que aprendeu durante sua carreira e divide de forma didática no livro.


1. ROUBE COMO UM ARTISTA

Nada é original, nada vem do nada. Primeiro você descobre o que vale a pena roubar. Depois percebe que não há ideias boas e ruins, há apenas o que vale e o que não vale a pena ser roubado.

Partindo daí, há a ilustração que mais gosto do livro, do Bom Roubo e do Mau Roubo. “Roubar de um é plágio, roubar de vários é criatividade”. Você é a soma dos seus pais, o que não significa que o resultado é igual. Você é maior do que a soma deles. A soma sempre será maior que o resultado.


2. NÃO ESPERE ATÉ SABER QUEM VOCÊ É PARA COMEÇAR

Faça seu trabalho. Fique na ativa, treine. As ideias surgem em momentos em que você está trabalhando. “Você começa como um impostor e torna-se real” Glenn O’Brien. Comece copiando. Copie quem te inspira e faça do seu jeito. Todos os grandes têm suas referências. Até mesmo os Beatles começaram com trabalhos cover. Eles só começaram a criar músicas para se ter um repertório diferente dos outros grupos.

A mão humana é incapacitada de realizar uma cópia perfeita. Portanto, é em nossa falha em copiar que descobrimos onde está o que é nosso.  Assim evoluímos. É no erro que a gente inova.


3. ESCREVA O LIVRO QUE VOCÊ QUER LER

Escreva sobre o que gosta, não sobre o que conhece. Se não conhece, aprenda escrevendo sobre. Se gostou de uma história, escreva a continuação dela. Imagine como ela pode terminar.

Já foi dado o briefing. Você roubou uma ideia pra você e vai continua-la. Você pode achar uma história incrível no caminho.


4. USE SUAS MÃOS

Projeto que só vem da mente não é nada bom. Use o analógico, o manual. Produza primeiro, erre e conserte. Divirja suas ideias. Quando tiver tudo que pensou fora da sua cabeça, convirja. É necessário manusear, sujar e lapidar.

Depois disso é que você começa a tirar os excessos no computador. Começar nele há muita chance para dar Ctrl+Z. Quando todas as ideias surgirem, migre do analógico para o digital, para ajudar a executa-las e publica-las.


5. PROJETOS PARALELOS E HOBBIES SÃO IMPORTANTES

São os projetos paralelos que decolam. Não jogue fora nenhuma parte sua. O que unifica o seu trabalho é o fato de que você o fez.

O foco e a concentração duram de 12 a 18 minutos. Faça seu trabalho, preste atenção em outra coisa, depois volte. Tenha algo para se concentrar em paralelo.


6. SEGREDO: FAÇA UM BOM TRABALHO E COMPARTILHE COM AS PESSOAS

Na escola seu trabalho é sempre ouvido. Você nunca terá tanta atenção na sua vida. Você paga para os profesores te ouvirem e seus colegas pagam pra te ouvir. É maravilhoso porém artifical. É a plateia mais fiel da sua vida.

Faça um bom trabalho, execute-o da melhor forma que puder e compartilhe, teste. Aproveite o anonimato enquanto durar. Se você é desconhecido, você não tem o compromisso de sempre fazer algo incrível. Compartilhe tudo que fizer, treine bastante.

O segredo é basicamente prestar atenção em algo que ninguém está prestando. Depois, convide os outros a prestarem atenção com você.

7. A GEOGRAFIA NÃO MANDA MAIS EM NÓS.

Há uma comunidade de pessoas lá fora que você precisa se conectar. Ache o seu clã e troque experiências. Outro lado do mundo? Isso não existe mais.


8. SEJA LEGAL. O MUNDO É UMA CIDADE PEQUENA

É fácil ficar queimado. Faça amigos, ignore inimigos. A melhor maneira de conseguir aprovação é não precisar dela. A famosa frase “Gama que eu piso, pisa que eu gamo”.

As críticas construtivas são muito úteis e devem ser todas levadas em consideração. Nunca fique bravo com elas. Porém as destrutivas devem ser ignoradas.

O truque é estar trabalhando, ocupado demais para se importar com elas.


9. SEJA CHATO, A ÚNICA MANEIRA DE TERMINAR UM TRABALHO

Estabelecer e manter uma rotina pode ser muito mais importante do que ter tempo. Construa um calendário e um diário de bordo. Uma forma de controlar o passado (diário) e o futuro (calendário). 

Não deixe escapar as ideias. Você sempre chegará na hora em que pensa “Esse detalhe pode ser feito depois” e você nunca chega na excelência. Seja chato e determinado para concluir o que começou.


10. CRIATIVIDADE É SUBTRAÇÃO

Escolha o que deixar de fora. Pensando nessa era de abundância de informação, é necessário subtrair.

Toda a informação do mundo está na internet. O bruto está gratuito. Rubem Alves já disse que o bom professor não é aquele que passa o conteúdo. O conteúdo está nos livros, na internet, nos filmes dentre tantas outras coisas. O bom professor é o que ensina a pensar, o que instiga a refletir sobre o conteúdo. Criar curiosidade. Criar a alegria de pensar.

Saiba retirar os excessos que há nas informações brutas e finalmente crie o que deseja.

46 visualizações
whatsapp-logo-1.png
Email Branco.png

canais oficiais

Icone Instagram branco-03.png
Youtube Branco.png

™ JAZZ MANSION. All rights reserved