• Daphne Duarte

10 canais de música para maratonar no YouTube

Conheça novos artistas, novos formatos e experimente viver experiências musicais de qualquer lugar

Foto: NPR Music

Existem diversas formas de experienciar a música e os 10 canais aqui selecionados mostram isso. A música não para, ela se reinventa o tempo inteiro e, quando nos damos conta estamos escutando sempre as mesmas músicas e padrões. Essa seleção é especial para ampliar o seu repertório musical em novos formatos.

1. PostModern Jukebox

O PostModern Jukebox é um coletivo musical formado pelo arranjador e pianista norte-americano Scott Bradlee em 2011. É aquele canal atípico que traz apresentações de cover em um estilo vintage. Tem músicas do Strokes, Eminem, Justin Bieber, Radiohead até David Bowie. É uma viagem para o passado com músicas do presente criando uma realidade completamente diferente, mas ótima para os ouvidos.


2. KEXP

A KEXP abriga artistas há anos em sua estação de rádio localizada em Seattle. São uma organização sem fins lucrativos que vive pela música para amantes da música. O canal traz bastante o estilo indie rock, mas com certeza ao navegar pelos videos você irá se deparar com uma lista interminável de shows com performances singulares.

Nossa escolha: Charles Bradley - Why Is It So Hard. Charles foi um cantor estadunidense de funk, soul e R&B. A apresentação é emocionante, ouvi 3 vezes enquanto escrevia esse artigo.


3. La Blogothèque

O canal La Blogothèque é de origem francesa que tem como objetivo inovar a forma de experienciar por meio da filmagem de sessões intimistas de músicos ao redor do mundo em um formato cinematográfico.

Nossa escolha: "Criolo with friends" (Criolo com os seus amigos). Totalmente filmado no Brasil em uma sessão intimista nas ruas de São Paulo. O formato do vídeo permite que você vivencie uma história enquanto assite. Todos precisam assistir esse vídeo.


4. Scary Pockets

O Scary Pockets traz artistas diversos para criar uma versão funk de músicas já conhecidas. As apresentações são contagiantes. Lá você encontra de Beatles até Guns N' Roses com o ritmo contagiante do funk.


5. The Wild Honey Pie

The Wild Honey Pie conduz uma série chamada Buzzsessions, um conceito no qual o canal captura suas bandas favoritas executando versões alternativas de estúdio de suas próprias faixas. Os vídeos do canal revela artistas em seus elementos de uma nova maneira.


6. NPR Tiny Desk

Acredito que a maioria de vocês já conheça o Tiny Desk, mas, vamos lá. Para quem não conhece, o Tiny Desk traz artistas selecionados a dedo do mundo inteiro para dar uma performance. É o mesmo ambiente para diversos gêneros de artistas que passam por lá. É INCRÍVEL! Apesar do mesmo formato, decoração e etc, independente do estilo que passa por ali, parece que tudo se encaixa. A magia e o sabor que cada artista traz é único.


7. Colors

E se essa música tivesse uma cor? A proposta do Colors é essa mesma. Com base em uma cor, artistas fazem performances de músicas que tenham sinergia com a cor escolhida para o cenário. O objetivo do canal é promover artistas do mundo inteiro com uma estética única baseada em cores.

Nossa escolha: Liniker - Presente. A cantora escolheu performar a música presente, e quente como a cor vermelha, a música fala de amor.


8. Jam In The Van

Com uma abordagem única, Jam In The Van é um estúdio movido a energia solar que viaja pelas estradas dos Estados Unidos promovendo artistas do mais diversos gêneros. Esse canal conseguiu misturar uma decoração que lembra Woodstock, sustentabilidade, novos artistas e todos os gêneros possíveis, de um jeito único e original.

Nossa escolha: Maggie Rose. Nessa apresentação você encontra um pouco de tudo com o som marcante dos acordes de guitarra. Se sinta em Woodstock com essa apresentação.


9. Sofar Sounds

Há uma década, o Sofar Sounds vem impulsionando o mundo da música ao vivo de maneiras novas e criativas. O Sofar promove shows intimistas em lugares secretos que não ultrapassam de 40–60 pessoas — existem mais de 400 locais de Sofar em todo o mundo.

O melhor de tudo, é que eles tem um canal no YouTube com diversos shows que eles realizaram ao redor do mundo (até a Billie Eillish deu as caras por lá).

Nossa escolha: Isa Lima - Loving me. Nessa apresentação é a cantora IZA performando uma música de jazz no início da carreira.


10. Jazz Mansion

A Jazz Mansion é um projeto de experiência multiartística baseada na cultura do jazz, realizada em mansões históricas de São Paulo. São mais de 20 edições realizadas nos últimos quatro anos. Tem diversos shows disponibilizados no YouTube. É uma oportunidade única para conhecer artistas independentes de São Paulo e sentir um pouco como é esse evento.


Inscreva-se no canal da Jazz Mansion


462 visualizações
whatsapp-logo-1.png
Email Branco.png

canais oficiais

Icone Instagram branco-03.png
Youtube Branco.png

™ JAZZ MANSION. All rights reserved