Newport Jazz Festival é realizado com público nos EUA nesse final de semana

O mais antigo festival de jazz em atividade entrega experiência em formato reduzido por conta da pandemia com gigantes do jazz e anima fãs do gênero

Foto: Rick Farrell/What's Up Newp

O Newport Jazz Festival (Festival de Jazz de Newport), é um festival de música jazz realizado desde 1954 em Newport, Rhode Island, nos EUA, em Agosto de cada ano.


Na última sexta-feira no Fort Adams State Park, a versão de 2021 do Newport Jazz Festival, começou em grande estilo. O Festival foi reduzido este ano devido à pandemia - aproximadamente metade do número normal de ingressos foi vendido e a música foi ouvida em apenas dois palcos, em vez dos quatro habituais.


Isso não diminuiu o espírito do Festival. Ficou claro para os artistas e fãs que o evento de 2021 foi algo especial. Na verdade, vários artistas mencionaram que foi seu primeiro show ao vivo desde a pandemia. A multidão lotada, com fãs de várias gerações, estava igualmente emocionada por estar lá.


Avery * Sunshine abriu o Quad Stage com um conjunto de músicas otimistas, incluindo seu hit “I Got Sunshine”. Como sempre, houve uma variedade de músicas no Festival, desde o jazz mais tradicional de artistas como o Robert Glasper Acoustic Trio até a batida com influência latina de Arturo O ”Farrill.


Avery * Sunshine e Robert Glasper / Foto: Rick Farrell



A sensação do R&B, Yola voltou ao Fort com um set inspirador, menos de uma semana depois de tocar no Folk Festival.

Yola / Foto: Rick Farrell

E o grande sax Kamasi Washington triunfou em seu retorno à Newport, conduzindo sua banda de nove integrantes por meio de um conjunto musical empolgante.

Kamasi Washington / Foto: Rick Farrell


A banda difícil de categorizar (Thai Funk?) Khruangbin surpreendeu os presentes, até mesmo retornando ao palco para um encore no final do dia. Sem dúvida, esta foi uma das melhores formações em anos.


Festival aconteceu em formato reduzido por conta da pandemia / Foto: Rick Farrell

O dia 2 do Newport Jazz Festival de 2021 foi o mais próximo da perfeição que a música ao vivo pode ser. Uma reunião de meia capacidade exigida pela Covid viu um dos melhores dias que o Festival produziu em vários anos - o clima estava excepcional e boas vibrações estavam por toda parte.


Apoiado por uma banda compacta, Ledisi cantou uma bela homenagem a Nina Simone, aparentemente sem esforço.

Ledisi / Foto: Rick Farrell

E a lenda de que Mavis Staples passou por lá, com um conjunto inspirador de velhas favoritas e novas músicas. Staples foi apresentada por seu velho amigo George Wein, o lendário produtor da NJF, que embora não pudesse estar presente pessoalmente, telefonou para uma mensagem simpática que foi compartilhada ao vivo com a multidão.

Mavis Staples / Foto: Rick Farrell

Conjuntos fortes de Immanuel Wilkins, Kenny Garrett e Chris Potter fecharam o início do dia, com o Robert Glasper's Dinner Party e o Trombone Shorty fechando as coisas.

Immanuel Wilkins, Kenny Garrett, Chris Potter, Robert Glasper's Dinner Party e Trombone Shorty / Foto: Rick Farrell



A Newport Jazz encerrou um fim de semana esgotado no domingo. O dia incluiu apresentações de Brandee Younger, Charles Lloyd, Robert Glasper, Kenny Barron, Andra Day e vários grupos.

Brandee Younger, Charles Lloyd, Robert Glasper, Kenny Barron, Andra Day / Foto: Rick Farrell



Um destaque para muitos fãs de jazz tradicional aconteceu no Lawn Stage, quando a Louis Armstrong Eternity Band de David Ostwald tocou uma grande variedade de sucessos de Armstrong.

Wycliffe Gordon, David Ostwald’s Louis Armstrong Eternity Band / Foto: Rick Farrell


Matérias publicadas originalmente por KEN ABRAMS em What's Up Newp

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo