Art&Jazz dia 2 - baixa-410.jpg

inscreva-se no canal da jazz mansion no youtube

De 1890 até os dias atuais: confira mais sobre a história do jazz


Não se sabe a data exata do surgimento desse grande estilo musical, mas o que se sabe é que entre 1890 e 1910 em Nova Orleans e no Delta do Mississippi surgiram os primeiros indícios do que viria ser o Jazz



Embora não há uma única definição para o Jazz, pode-se dizer que ele é marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. O jazz tem suas raízes na música negra americana. A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros americano


A música de jazz pode se definir com três tópicos principais:

  • O swing, balanço e a maneira de tocar.

  • O improviso, ou os solos nas apresentações. Solos improvisados que se seguem ao tema.

  • A comunicação, ou função de ritual, herdada das reuniões de igrejas protestantes, onde a participação da platéia era fundamental.

As apresentações eram feitas em bordéis e as primeiras formações tradicionais de banda de jazz eram compostas por corneta, clarineta, trombone, banjo ou guitarra, contrabaixo, bateria e piano. Sendo que muitas bandas não tinham nem piano nem contrabaixo. O baixo era marcado pelo bumbo do baterista. O cornetista era sempre o principal solista do conjunto todo.

s

Os críticos acreditam que o jazz surgiu no fim da década de 1890, quando o lendário Buddy Bolden, um cornetista neto de escravos, que tocava marchas, danças, valsas e tudo mais misturou blues e ragtime,(um ritmo sincopado então na moda) e começou a improvisar, dando personalidade à música.






Na década de 1910, a Original Dixieland Jazz Band constitui um marco importante na afirmação do Jazz, realizando concertos, digressões e gravações musicais. – Louis Armstrong, 1936. Na foto, o Swing That Music.








Temos o Jazz como música de entretenimento, ou seja muitas Big Bands; capital do Jazz era New Orleans (hoje considerada o berço da Música Popular Americana por excelência: JAZZ).









Nova York se torna capital do Jazz, com seus Bares e Teatros; surgem o que predomina nos dias de hoje grupos pequenos, geralmente trios e Quartetos (podendo variar chegando a ter 8 integrantes).








Aparecimento do Be Bop o Jazz começa a se intelectualizar, passa a Ter status. Os músicos negros norte-americanos começam a ter carros, casas, e passam a casar-se com mulheres brancas. Em 1939 surge a Blue Note Records uma dos mais respeitados (até hoje) selos do Gênero. Destaques: Dizzy Gillespsie; Charlie (Bird) Parker; Miles Davis.