Art&Jazz dia 2 - baixa-410.jpg

inscreva-se no canal da jazz mansion no youtube

Nove cinebiografias de lendas da música que estão no forno

Trejetórias de artistas como Aretha Franklin, Elvis Presley, Amy Winehouse e Bee Gees devem chegar às telinhas até 2022



Uma lição que o Big Brother Brasil deixará para as gerações futuras é a importância de conhecer ao máximo a vida e o legado de seus ídolos para evitar decepções. Brincadeiras — e realities — à parte, se você gostou da ideia de se aprofundar na história de astros da música, pode recorrer ao cinema e ao streaming para isso.


Além dos títulos já disponíveis on-demand, várias cinebiografias, de artistas como Aretha Franklin, Billie Holiday, Elvis Presley e Amy Winehouse, devem estrear nos telões e nas plataformas digitais nos próximos anos.


Confira nove títulos em andamento:



Aretha Franklin

Depois de ser adiada por várias vezes por causa da pandemia de Covid-19, a estreia de Respect: A História de Aretha Franklin deve enfim acontecer em abril deste ano, com a ganhadora do Oscar Jennifer Hudson no papel principal.


O longa, escrito e dirigido pela estreante no cinema Liesl Tommy (Mrs. Fletcher, Jessica Jones e Insecure), acompanha a ascensão da carreira de Artetha desde a criança, quando cantava no coro da igreja, até se tornar um ícone da música, dos direitos civis e dos movimentos em prol das mulheres – trajetória que lhe rendeu oito Grammys e o título de primeira mulher a entrar no Rock and Roll Hall of Fame.




Billie Holiday

Intitulado The United States Vs. Billie Holiday, a biografia de Lady Day, dirigida por Lee Daniels (criador da série Empire), se concentra no período em que a lendária artista de blues e jazz foi alvo de uma operação de agentes federais com o objetivo de proibi-la de cantar Strange Fruit, de 1939, uma música-protesto contra os linchamentos de negros americanos.


O elenco destaca a cantora Andra Day (Marshall: Igualdade e Justiça) no papel principal, além de outros atores famosos como Trevante Rhodes (Moonlight), Garrett Hedlund (On the Road), Natasha Lyonne (Orange Is the New Black) e Rob Morgan (Stranger Things).



Austin Butler, à direita, foi escalado para interpretar Elvis Presley no filme de Baz Luhrman — Foto: AP

Elvis Presley

A cinebriografia de Elvis Presley, dirigido por Baz Luhrmann, de Romeu e Julietta e Moulin Rouge, vai narrar a carreira do superstar do auge aos rumores de falência até sua morte, em 1977. O Rei do Rock será interpretado por Austin Butler e seu polêmico empresário, o coronel Tom Parker, por Tom Hanks. Atualmente em fase de produção em Queensland, Austrália, o longa deve estrear em junho de 2022.



Bradley Cooper, à direita, foi escalado para interpretar a cinebiografia de Leonard Bernstein

Leonard Bernstein

A Netflix está produzindo o filme biográfico, ainda sem título oficial, do compositor e maestro Leonard Bernstein, que será dirigido e estrelado por Bradley Cooper após o sucesso de sua estreia como cineasta em 'Nasce uma Estrela'. O roteiro é de Josh Singer, de Spotlight – Segredos Revelados. A cinebiografia começará sua produção no início de 2021. O longa deve receber da Netflix uma estreia oficial em cinemas selecionados, assim como uma data de lançamento mundial no serviço de streaming.



Bob Dylan e Timothée Chalamet |

Bob Dylan

Timothée Chalamet vai interpretar Bob Dylan na cinebiografia intitulada Going Electric. A produção será dirigida pelo cineasta James Mangold (de Ford vs. Ferrari e Logan) e tem contado com total apoio de Dylan. Apesar de ainda não ter data de estreia definida, Chalamet está se preparando para o papel, frequentando aulas de guitarra.



Tyrese Gibson interpretará cantor Teddy Pendergrass em cinebiografia.

Teddy Pendergrass

O icônico cantor e compositor de R&B Teddy Pendergrass, vítima de um câncer em 2010, será interpretado nos cinemas por Tyrese Gibson, da franquia Velozes e Furiosos. Além de protagonizar, Gibson ainda será um dos produtores. Lee Daniels (Empire), Donald De Line (Jogador Nº 1) e a viúva do artista, Joan Pendergrass, compartilham a mesma função. A produção ainda não tem data de estreia.