top of page

Festa do Jazz, de Portugal, acontecerá em setembro com transmissão online

O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, recebe a 18ª edição do evento, dessa vez sem público presencial, porém todos os conteúdos serão disponibilizados gratuitamente na RTP Palco



Os portais onlines portugueses já noticiam o retorno da Festa de Jazz, evento que acontece pela 18ª edição, tendo pela primeira vez o Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, como sede. Os shows serão transmitidos ao vivo


“Face às condições atuais da pandemia, esta edição da Festa do Jazz não terá público presencial, porém todos os conteúdos serão disponibilizados gratuitamente nas plataformas da RTP Palco – todos os conteúdos Festa do Jazz 2020 estarão disponíveis nesta plataforma, além dos concertos serem transmitidos em direto”, pontua a organização.


Esta edição é gratuita, mas é possível apoiar os músicos de jazz portugueses através do site da Associação Sons da Lusofonia. O valor angariado será 100% revertido para o Fundo de Solidariedade com a Cultura, lançado pela Santa Casa, DGA, Audiogest e GEDIPE.



Programação:


O primeiro dia do evento terá como parte principal da programação, o lançamento do “Livro Festa do Jazz”, que conta a história do evento, "que, em muitos pontos, se confunde com a história contemporânea do jazz em Portugal, e traça o perfil de alguns dos seus intervenientes”, destacam os organizadores. Para dia 13 está marcado o debate “Portugal, Jazz e a questão racial”, que conta com a participação do ativista Mamadou Ba e das cantoras Maria João e Selma Uamusse.


Como tradição, a 18ª edição também recebe o Encontro Nacional de Escolas, programa que que abre os palcos do da Festa, para que os jovens novos talentos do jazz nacional possam mostrar o seu trabalho. Este ano participam do encontro as instituições: JB Jazz Clube, Art’J – Jobra, JAHAS Rockschool Porto, Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Bemposta, ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Universidade Lusíada de Lisboa e Universidade de Évora.


Da programação também faz parte a entrega dos Prêmios RTP/Festa do Jazz, aonde os melhores músicos nacionais, que participam das sessões de música improvisada portuguesa, são reconhecidos pelo público.



Sobre o evento:


A Festa do Jazz é feita para mostrar o melhor da música improvisada feita em Portugal e acontece duranta dois dias, recebendo em sua maioria músicos, estudantes, produtores, amantes do jazz, técnicos, jornalistas e muitas famílias. É no evento onde o jazz português se deixa inspirar pela criatividade da comunidade, buscando a inovação e, acima de tudo, têm um espaço para diversos encontros - multigeracionais e multissetoriais.


A Festa permite observar, num mesmo tempo e espaço, muitas das interações estéticas, dinâmicas sociais e construções de significados que ocorrem no jazz em Portugal, além disso, acolhe um leque extenso das expressões do jazz e da música improvisada. A realização anual contribuiu para um maior interesse mútuo entre artistas e públicos de estéticas diferentes.


Das edições passadas, eles destacam o trabalho desenvolvido em parceria com Escolas de jazz de todo Portugal, o que permite que os jovens talentos deem na Festa de Jazz os primeiros passos nas suas carreiras, de uma forma sustentada e sólida. É por meio desse braço social e com ações, que o evento cria uma rede colaborativa entre diferentes gêneros, agentes, músicos, escolas, festivais ou oragnizações.


 

Em breve a programação completa estará disponível online. Acompanhe a página da Festa do Jazz para saber mais!

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page