top of page

Estudo indica que fãs de jazz estão entre os mais felizes do mundo

A música é bem conhecida por sua capacidade de afetar nosso humor, reduzir a ansiedade e melhorar o bem-estar. Pensando nisso, o site OnBuy resolveu pesquisar para responder quais fãs de música são mais positivos como resultado de suas escolhas musicais



O site de vendas OnBuy.com conduziu uma pesquisa a partir do Reddit (via LouderSound), avaliando 2 milhões de comentários no Reddit sobre 27 gêneros musicais diferentes. Analisando cada comentário em busca de menções de palavras positivas e palavrões para identificar quais fãs de música são 'mais felizes' e quais são os mais 'agressivos' quando se trata de suas escolhas de palavras.


Nosso estudo revelou que os fãs de Jazz são os mais positivos, fazendo 77 menções de palavras positivas a cada 100 comentários. Dos 23.884 comentários postados pela comunidade Jazz do Reddit, os membros usaram um número impressionante de 18.439 palavras positivas, com as palavras positivas mais populares sendo 'Ótimo' (4.759), 'Bom' (4.169) e 'Melhor' (1.691).


Tendo em mente que os especialistas afirmam que a música jazz pode afetar o tipo de ondas cerebrais produzidas em humanos, que podem estimular ou relaxar o cérebro como resultado, faz sentido que esses fãs sejam tão positivos.



A psicologia por trás da música e do humor

Intrigados em descobrir por que alguns fãs são mais felizes do que outros, o portal falou exclusivamente com a psicóloga do WeCure, Şirin Atçeken. “Não é segredo que a música afeta sua saúde mental, mas pode surpreendê-lo que se afirme que a maioria dos fãs de jazz e metal são os mais felizes entre os amantes da música. E isso por vários motivos.


A psicóloga pontua que: "jazz e metal são emotivos e nos permitem expressar nossas emoções enquanto ouvimos a música, mas são dois extremos. O jazz é um grande destruidor de estresse e causa efeitos positivos. Ele muda fisicamente o corpo e diminui a frequência cardíaca e a pulsação, fazendo-nos sentir mais calmos e relaxados. O jazz também pode melhorar a memória, o foco e impulsionar nosso humor.


Mas não é apenas a música em si que cria um espaço seguro para processar e liberar emoções - é para as pessoas que normalmente ouvem esses gêneros também. Ao se reunir para formar uma comunidade online de indivíduos com interesses em comum, os fãs de música podem desfrutar de um ambiente confortável para compartilhar seus sentimentos.


“Outra razão é que o jazz e o metal são notórios na construção de comunidades. As pessoas que ouvem esses gêneros têm mais probabilidade de encontrar um terreno comum com outros ouvintes e se tornar parte da comunidade - mais do que música pop ou clássica. Essas comunidades fornecem gentileza, capacidade de relacionamento, amizade e um espaço para compartilhar sentimentos, ideias e um espaço seguro para apenas ser. Este suporte aumenta a felicidade, positividade e sentimentos de amor e aceitação. Uma última razão pela qual os fãs de jazz e metal podem estar mais felizes é que muitos deles, especialmente nos anos mais velhos, aceitaram quem são como indivíduos e estão mais seguros de si mesmos. Afinal, aceitação e compreensão são a chave para a felicidade."

Saiba mais sobre a pesquisa clicando aqui.

1.281 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page