top of page

Ella Fitzgerald abre a programação deste ano do projeto Audições Comentadas de Jazz

Ministrada pelo jornalista Paulo Moreira e com canjas musicais dos principais nomes da cena jazzística de Porto Alegre, a edição especial em homenagem à cantora Ella Fitzgerald é promovida pelo Instituto Ling


Ella Fitzgerald, 1970 | Créditos: Michael Ochs Archives/Getty Images


O evento virtual será comandado pelo jornalista Paulo Moreira, que apresentará memórias, curiosidades e diversas histórias da carreira da artista, e ainda terá um pocket show ao vivo com a cantora Luana Pacheco e o pianista Luciano Leães interpretando alguns dos maiores sucessos da jazzista norte-americana em transmissão direto do Instituto Ling, em Porto Alegre. A atividade acontece no dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 19h30, em plataforma digital. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br.


Ella Fitzgerald foi a cantora de jazz mais conhecida nos Estados Unidos por mais de meio século. Durante sua carreira, ganhou 13 troféus Grammy e recebeu duas honras de seu país: a Medalha Nacional das Artes e a Medalha Presidencial da Liberdade. Trabalhou com nomes como Duke Ellington, Louis Armstrong, Frank Sinatra e Dizzy Gillespie, e deu voz a grandes sucessos como Dream a little dream of me, Cheek to cheek, Summertime e They Can’t Take That Away from Me.





Sobre o Audições Comentadas de Jazz


Todos os meses, um encontro dedicado ao Jazz. A cada edição, a homenagem aos grandes nomes do gênero. Histórias, curiosidades e memórias de quem dedicou a vida ao ritmo musical que atravessou as fronteiras dos Estados Unidos para ganhar o mundo. O jornalista Paulo Moreira promove uma verdadeira viagem no tempo para estimular uma noite de ode ao Jazz. A audição fica completa com as canjas musicais dos principais nomes da cena jazzística de Porto Alegre.


Quem comanda o projeto

Paulo Moreira tem 39 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura, por quase 20 anos, e recentemente na rádio online salvesintonia.com.


Luana Pacheco é cantora, dona de uma voz doce e poderosa, que transita entre o jazz, a chanson e o blues. Foi solista ao lado de orquestras, como Unisinos Anchieta e Eintracht. Seu trabalho levou a música para lugares, como Santander Cultural, Museu Ernesto Frederico Scheffel e Fundação Ecarta, além do Café des Deux Moulins, em Paris, na França, cenário do filme Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain.

Luciano Leães já dividiu o palco com artistas importantes do blues internacional, como Carey Bell, Magic Slim, Earl Thomas, Hubert Summlin, Larry McCray, Wee Willie Walker, John Primer, entre outros. Nas palavras de Bob Lohr, pianista do guitarrista Chuck Berry por mais de dez anos, “Luciano é um dos mais surpreendentes músicos do rhythm & blues e teclados ao estilo de New Orleans”. Na posição de sideman (músico de apoio), excursionou pelos Estados Unidos e Europa com a cantora Annika Chambers, ganhadora do Blues Music Awards 2019 como Melhor Cantora de Soul/Blues. Há mais de cinco anos, o pianista cumpre uma agenda regular de apresentações por bares, casas de espetáculos, eventos e grandes festivais no país e no mundo.


Luana Pacheco e Luciano Leães farão canja musical ao vivo. Crédito da foto: Zé Carlos de Andrade/Divulgação

Serviço


Audições Comentadas de Jazz – Ella Fitzgerald Com o jornalista Paulo Moreira e canja musical ao vivo com Luana Pacheco e Luciano Leães Dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 19h30, em plataforma digital As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br Classificação etária: Livre Duração: 90 minutos


Créditos: Guia 21

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page