“Aphelion”, single do coletivo Fold, usa a música como instrumento de transformação social

Em tempos que exigem posturas firmes, sérias e dispostas a encarar e apresentar os problemas intrínsecos de nossa sociedade, a criação musical com significado tão profundo e importante merece seu espaço e reconhecimento


Fold / Divulgação.

O coletivo britânico Fold, desde seus primeiros trabalhos, tem constantemente dado prioridade a criar projetos de cunho social-político. O ano de 2020 tem sido bastante movimentado, não apenas devido à pandemia, mas também em relação a questões sociais. Nesse ambiente, muitos artistas têm aproveitado para se dedicar a formas de fazer a diferença. Então, como maneira de espalhar uma importante mensagem sobre o antirracismo, nasceu o projeto Aphelion.


O grupo tem suas raízes em Leeds, na Inglaterra. Com seu trabalho, eles costuram música e poesia – em forma de spoken word. O objetivo, segundo os integrantes, é refletir a atualidade de maneira honesta e representando perspectivas diversas. Musicalmente, suas influências mais visíveis vão desde o jazz,  o funk e o hip hop. Além disso, também citam as perspectivas brasileiras sobre esses ritmos como fonte de inspiração. Além disso, apontam Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Arthur Verocai como fontes de inspiração e “heróis musicais”. Como resultado, os rapazes têm chamado bastante atenção na cena underground britânica contemporânea.



Aphelion


O projeto Aphelion trata-se de um álbum em tributo à autora e ativista negra Lorraine Hansberry. Segundo a descrição da própria banda, um afélio é “o ponto em uma órbita de um objeto celeste onde ele se encontra mais distante do Sol”. O grupo vem desenvolvendo o trabalho há alguns meses, baseado nas observações de Lorraine. Afinal, suas percepções sobre a questão racial no mundo moderno continuam sendo atuais e relevantes. Embora o novo corona vírus tenha pego a todos de surpresa, alguns elementos do projeto já haviam sido gravados. Por isso, o coletivo pôde seguir trabalhando a partir desses elementos. O lançamento de três singles já dão ideia do estilo do projeto: embora tenham diferenças sonoras, o conceito do álbum costura cada faixa, além das palavras de Hansberry que permeiam todo o trabalho.


A faixa-título, lançada em julho, é uma colaboração com o poeta britânico Mr. Gee. O trabalho marca a primeira vez que Mr. Gee escreve e performa um poema exclusivo para a Fold. O tema do poema-canção é a resposta mundial ao movimento Black Lives Matter – o que também se aplica muito ao conceito do álbum como um todo. E a mensagem em forma de hip hop cinematográfico, com uma atmosfera de suspense que representa a urgência do assunto, tem ressoado muito com o público. De tal forma que a música já foi até reproduzida na BBC Radio 1, uma das rádios britânicas mais populares, no programa do DJ Dev Griffin.



Créditos: Matéria escrita por Pedro Marinho e retirada do site http://zimel.com.br/aphelion-fold/


17 visualizações
whatsapp-logo-1.png
Email Branco.png

canais oficiais

Icone Instagram branco-03.png
Youtube Branco.png

™ JAZZ MANSION. All rights reserved