Buddy Bolden ganha filme com relato mítico sobre sua história como pioneiro do jazz

Atualizado: Jun 12

Estrelando Gary Carr como Bolden, com música original escrita, arranjada e interpretada por Wynton Marsalis, 'Bolden' convida você a experimentar o mundo perdido de New Orleans no início de 1900


Charles Joseph, conhecido como " Buddy " Bolden foi um cornetista afro-americano considerado pelos contemporâneos como uma figura chave no desenvolvimento do estilo musical conhecido hoje em dia como “Jazz”. Bolden era conhecido como "Rei" Bolden, e sua banda era popular em Nova Orleans de 1900 a 1907. Conhecido por seu som alto e por suas habilidades de improvisação, o estilo na época teve um impacto nos músicos mais jovens.



Foto: Fred Norris

Muitos dos primeiros músicos de jazz deram crédito a Bolden e aos seus colegas de banda por terem originado o que veio a ser conhecido como jazz , embora o termo não fosse de uso musical comum até depois da era da proeminência de Bolden. Pelo menos um escritor rotula Bolden o pai do jazz. Ele é creditado com a criação de uma versão mais flexível e improvisada de ragtime e adição de blues; Dizem que a banda de Bolden é a primeira a ter instrumentos de sopro tocando blues.


Em vez de imitar outros cornetistas, tinha um som autêntico e adaptava tudo que ouvia para sua forma de tocar. Ao fazê-lo, ele criou uma nova fusão de ragtime, música sacra negra, música de banda e blues rural. Ele reorganizou a típica banda de dança de Nova Orleans da época para acomodar melhor os blues.

Foto: William Ransom Hogan Jazz Archive

Os instrumentos de cordas se tornaram a seção rítmica e os instrumentos da linha de frente eram clarinetes, trombones e a corneta de Bolden. Joe "King" Oliver, Freddie Keppard, Bunk Johnson e outros músicos de jazz de Nova Orleans se inspiraram diretamente em sua interpretação.


Nenhuma gravação conhecida de Bolden sobreviveu. Seu trombonista Willy Cornish afirmou que a banda de Bolden tinha feito pelo menos um cilindro de fonógrafo no final da década de 1890. O pesquisador Tim Brooks acredita que esses cilindros, se existissem, podem ter sido gravados em particular para comerciantes de música locais e nunca foram comercialmente distribuídos.


Foto: Livro In Search of Buddy Bolden: First Man of Jazz

Um dos números mais famosos de Bolden é "Funky Butt" (mais tarde conhecido como "Buddy Bolden's Blues"), que representa uma das primeiras referências ao conceito de funk na música popular. O "Funky Butt" de Bolden se originou como uma referência à flatulência.


Bolden também é creditado com a invenção do "Big Four", uma inovação rítmica chave na batida da banda, que deu ao jazz embrionário muito mais espaço para a improvisação individual. Big Four é o padrão comumente conhecido como o ritmo hambone desenvolvido a partir de tradições musicais da África Subsaariana.


Bolden Movie

BOLDEN, o próximo drama dirigido por Dan Pritzker, imagina a poderosa, e trágica jornada de Buddy Bolden, o herói americano que inventou Jazz. Com pouca informação biográfica e sem registros gravados de sua música, a narrativa do filme compõe memórias fragmentadas de seu passado, contra o contexto político e social em que sua música revolucionária foi concebida. O nascimento do jazz foi o nascimento da cultura popular americana influenciando tudo o que se seguiu - de Louis Armstrong a Jimi Hendrix, The Rolling Stones, The Fugees e Dr. Dre, Bolden é onde tudo começou. Estrelando Gary Carr como Bolden, com música original escrita, arranjada e interpretada por Wynton Marsalis, BOLDEN convida você a experimentar o mundo perdido de New Orleans no início de 1900 - um mundo alimentado pela paixão, ganância e gênio musical.


Assista na Amazon Prime aqui

29 visualizações
whatsapp-logo-1.png
Email Branco.png

canais oficiais

Icone Instagram branco-03.png
Youtube Branco.png

™ JAZZ MANSION. All rights reserved