A influência do jazz nos desenhos antigos

Quando os desenhos começaram a trilhar seu caminho, o jazz fez parte da sua tragetória

Foto: campanha dos estúdios Walt Disney

Em meados dos anos 20-30, enquanto os desenhos desenvolviam sua tragetória, o jazz se fez presente em suas trilhas sonoras.


Juntos, o jazz e os cartoons, desenvolveram uma relação intrínseca que contrapunha com os formatos prevalecidos pelo mundo moderno. Eles faziam perguntas críticas ao público, revelando aspectos ocultos da sociedade usando a tecnologia ( ao que se diz união de sons com imagens) de forma reveladora.


Na época, ambos em posição marginalizada, fizeram do uso da improvisação como um novo movimento artístico, mostranto que a arte é passiva de mudanças criativas e não apenas reflexos de problemas econômicos da sociedade.


Mickey Mouse, Betty Boop e Looney Tunes são três dos cartoons que tiveram essa aliança com o jazz no começo da sua caminhada nos mundos modernos.


Thiago Ferreira fez um vídeo muito legal sobre o tema comentando sobre os compositores e como isso influenciou a infância e quem nasceu nos anos 80-90.


Fontes: https://bibliolore.org/2015/06/11/jazz-and-early-cartoons/


https://pensandoprafrentex.blogspot.com/2020/01/a-forca-do-jazz-na-trilha-dos-desenhos.html?fbclid=IwAR1QwdJzgzjxqHCO05TFBpPS8REW5RazCMwGQaojCoobDs-RaeZ32hck9Wg


17 visualizações
whatsapp-logo-1.png
Email Branco.png

canais oficiais

Icone Instagram branco-03.png
Youtube Branco.png

™ JAZZ MANSION. All rights reserved